Resgate para Lobau: Conselho Consultivo do Parque Nacional pede medidas urgentes!
O Conselho Consultivo do Parque Nacional de Viena apela a um pacote de resgate para o Lobau, a fim de proteger o ecossistema e o abastecimento de água potável.

Resgate para Lobau: Conselho Consultivo do Parque Nacional pede medidas urgentes!
A discussão sobre a protecção do Lobau, a bela parte do Parque Nacional Donau-Auen, em Viena, está actualmente a ficar mais intensa. O Conselho Consultivo do Parque Nacional de Viena apelou a um pacote de resgate abrangente para preservar o ambiente natural e, ao mesmo tempo, garantir o abastecimento de água potável da cidade. Isto vem de um relatório de Meu Distrito fora.
O foco destes esforços é a religação do Baixo Lobau ao Danúbio. Além disso, deverão ser tomadas medidas para combater o aprofundamento do Danúbio a leste de Viena, a fim de manter o fluxo natural da água. Outra preocupação importante é o tratamento das obras subterrâneas de Lobau, fundamental para o abastecimento de água potável. A resolução do Conselho Consultivo do Parque Nacional foi redigida em 18 de julho de 2025 e recebe o apoio de todos os membros.
Os especialistas por trás do plano
O Conselho Consultivo do Parque Nacional, órgão estatutário que assessora o magistrado e a administração do parque nacional, reúne conhecimentos diversos. OStBR DI Hans Peter Graner da OeAV atua como presidente, enquanto DI Horst Weitschacher da Câmara de Comércio de Viena assume o cargo de vice. Outros membros incluem especialistas em conservação da natureza, agricultura e turismo, como Christine Dubravac-Widholm da Friends of Nature e Mag. Peter Huber, do Clube Turístico Austríaco.
As recomendações para salvar o Lobau são claras e incluem medidas de curto e longo prazo. Entre outras coisas, exige-se a continuação da doação do Alto Lobau ao Baixo Lobau. É também urgentemente necessário compensar o défice de carga no leito que surgiu entre 1996 e 2017. Para garantir a qualidade da água, os especialistas estão a planear introduzir um sistema de filtragem de vários estágios para o sistema hidráulico de Lobau.
Um ecossistema que vale a pena proteger
O Conselho Consultivo do Parque Nacional de Viena enfatiza que não há contradição entre a proteção da ecologia das planícies aluviais e o abastecimento de água potável. Pelo contrário, são necessárias medidas para combater o afundamento do nível das águas subterrâneas, a fim de garantir a funcionalidade dos poços de águas subterrâneas no Baixo Lobau. Estas precauções de segurança são essenciais para preservar os valiosos habitats e a biodiversidade deste ecossistema único a longo prazo.
Embora a discussão sobre a proteção do Lobau esteja a todo vapor, ainda há muito a ser feito. A necessidade de um pacote de resgate abrangente que tenha em conta os desafios ambientais, sociais e infraestruturais é óbvia. As medidas propostas pela comissão são importantes não só para a natureza, mas também para as futuras gerações de Viena. Um planeamento forte e ambientalmente consciente poderia garantir que Lobau continuasse a ser um local de natureza tranquila.