Tangente sudeste: Grandes engarrafamentos ameaçam – caos no trânsito em Viena!
As obras de construção da A23, perto de Viena-Kaisermühlen, a partir de 6 de novembro de 2025, causarão graves perturbações no trânsito e há risco de atrasos.

Tangente sudeste: Grandes engarrafamentos ameaçam – caos no trânsito em Viena!
As obras na tangente sudeste (A23) estão causando acaloradas discussões entre passageiros e moradores. Haverá interrupções significativas no tráfego entre Wien-Handelskai e o entroncamento Viena-Prater na direção de Graz a partir de sexta-feira, 6 de novembro, às 22h. até segunda-feira de manhã, às 5h. Durante esse período, o tráfego é reduzido para uma faixa à noite, enquanto duas faixas estão disponíveis durante o dia. Isto levanta a questão: quanto tempo os condutores devem realmente esperar atrasos? ASFINAG alerta para tempos de espera de até quatro horas, um pesadelo para muitos que querem voltar ao trabalho pontualmente na segunda-feira. Cosmo relata que também terá impacto na Donauufer Autobahn (A22) a partir do túnel Viena-Kaisermühlen.
As rotas no centro da cidade também serão afetadas. O Nordbrücke, o Wien-Brigittenauer Lände e o Gurtel, entre outros, podem dizer-lhe uma ou duas coisas sobre isto. Se você confia na Gunoldstrasse ou na Barawitzkagasse, deve ser paciente. Johnstrasse, Grünbergstrasse, Altmannsdorfer Strasse, Reichsbrücke e Lasallestrasse também são afetadas, razão pela qual os motoristas devem planejar rotas alternativas. Para otimizar o fluxo de trânsito, os responsáveis já anunciaram que os trabalhos de manutenção prosseguirão no fim de semana seguinte, de 14 a 16 de novembro. Desta vez, o trabalho está sendo realizado no entroncamento Viena-Handelskai na direção norte.
Outros desafios para os passageiros
Thomas Kozakow, gerente do escritório regional da ASFINAG, descreve o trabalho em andamento como uma manutenção necessária. Na verdade, há um ano que estão em curso trabalhos na Viena-Prater Hochstraße. No entanto, a esperança de que as coisas melhorem depois disso pode ser enganadora, uma vez que outras três fases de construção estão previstas para a primavera e deverão ser concluídas antes de agosto de 2026. Nadar contra a maré para todos aqueles que dependem de ligações rodoviárias.
O anterior canteiro de obras da A23 na direção Viena-Hirschstetten já pode causar atrasos de até quatro horas. Os passageiros sabem por experiência própria: durante os picos de tráfego, uma boa gestão do tempo é crucial. Há também relatos crescentes de que os canteiros de obras em pontos estratégicos da cidade não apenas retardam o trânsito, mas também dificultam a manutenção de uma visão geral do planejamento das rotas.
A situação continua tensa e resta esperar que as obras previstas para segunda-feira possam ser concluídas sem maiores complicações inesperadas. Quem tem uma longa viagem pela frente deve ficar atento aos tempos de viagem e, se necessário, mudar para o transporte público. Porque a paciência dos vienenses está a ser posta à prova à medida que as ruas continuam a ser reconstruídas e renovadas.