Viena Handelskai transformada: Espaço urbano verde até 2026!
A ÖBB e a cidade de Viena modernizarão a Maria-Restituta-Platz em Brigittenau até 2026, criarão mais espaços verdes e melhorarão a estação S-Bahn.

Viena Handelskai transformada: Espaço urbano verde até 2026!
Finalmente algo está acontecendo em Viena! Como parte da extensa atualização do S-Bahn, a ÖBB, a cidade de Viena e o distrito de Brigittenau iniciaram uma reformulação abrangente da Maria-Restituta-Platz. Os ambiciosos planos visam criar um ambiente moderno e acolhedor em torno da estação Wien Handelskai. Até ao final de 2027, a infraestrutura ferroviária e a qualidade da estadia na zona serão significativamente melhoradas.
A reformulação abrange uma área de cerca de 11.500 metros quadrados, dos quais mais de 6.000 metros quadrados serão desbloqueados. Há muito espaço para novos espaços verdes, incluindo 13 novas árvores e encantadoras ilhas verdes, que não só tornarão a cidade mais bonita, mas também ajudarão a melhorar a qualidade do ar. Um recurso de água também será instalado para refrescar moradores e viajantes em dias quentes. Para melhorar ainda mais a qualidade da estadia, estão também a ser criadas novas zonas de estar - um verdadeiro benefício para quem pretende fazer uma pausa durante a sua visita à cidade.
Um ponto de encontro urbano
O principal objetivo do projeto é transformar Maria-Restituta-Platz em um ponto de encontro urbano com alta qualidade de estadia. Isto inclui não só a ecologização, mas também a melhoria da infraestrutura cicloviária. A ciclovia será alargada e retificada e serão criadas cerca de 200 novas vagas de estacionamento. Isso tornará o ciclismo na cidade muito mais agradável!
Outro aspecto importante da modernização da estação Wien Handelskai é a extensão das plataformas para 220 metros para acomodar trens mais longos e potentes. Esta medida ajudará a aumentar significativamente a capacidade do S-Bahn de Viena e a melhorar as ligações à área circundante - por exemplo, à Baixa Áustria.
Financiamento e sustentabilidade
O financiamento do projeto é em grande parte fornecido pela ÖBB-Infraestrutura AG, com apoio adicional da cidade de Viena e do distrito. O foco em elementos de design sustentável é particularmente interessante: pavimentação brilhante, bebedouros para refrescar e pérgulas com névoa de spray são apenas alguns exemplos dos recursos planejados que visam proporcionar um resfriamento bem-vindo nos dias quentes de verão.
Nos últimos anos, cientistas e especialistas demonstraram que a infraestrutura verde é essencial para a vida urbana. Isto inclui não apenas parques e parques infantis, mas também soluções inteligentes para a gestão de águas pluviais e a promoção da biodiversidade nas cidades. O redesenho da Maria-Restituta-Platz não é apenas um embelezamento, mas também uma medida importante para promover uma cidade sustentável e habitável, conforme destacado nos relatórios do BfN.
Espera-se que as novas plataformas estejam operacionais em meados de dezembro de 2025. A reformulação abrangente da Maria-Restituta-Platz deverá ser concluída até maio de 2026. Para todos os vienenses e visitantes da cidade, esta praça será um lugar onde a natureza e a qualidade de vida urbana se combinam harmoniosamente.
Curioso para saber o que vem a seguir? Será emocionante ver como a face de Viena mudará nos próximos anos!