Ataque aos heróis do esqui da Áustria: a UE está investigando a Blizzard, Atomic e Fischer!
Invasões a fabricantes de esqui austríacos por suspeita de cartel: autoridades da UE e da concorrência revistam Blizzard, Fischer e Atomic.

Ataque aos heróis do esqui da Áustria: a UE está investigando a Blizzard, Atomic e Fischer!
O que está acontecendo na indústria de esqui local? Hoje, 1º de novembro de 2025, vários fabricantes de esquis conhecidos da Áustria estão no foco das investigações da União Europeia. A Comissão da UE e a Autoridade Federal da Concorrência austríaca realizaram extensas buscas domiciliares devido a preocupações antitruste. As renomadas empresas Blizzard, Atomic e Fischer são afetadas. Esta acção lança uma sombra sobre o mercado europeu de esqui, uma vez que há suspeitas de fixação ilegal de preços que viola o direito da concorrência.
Um relatório de Mercúrio De acordo com estes possíveis acordos, o objectivo é eliminar a concorrência. Uma acusação grave que pode colocar as empresas envolvidas numa posição delicada. Acredita-se que a Blizzard e a Atomic enfrentarão multas de centenas de milhões se as alegações forem verdadeiras. As possíveis penalidades podem chegar a dez por cento das vendas globais anuais.
As empresas afetadas
As empresas afetadas já se manifestaram. O Grupo Tecnica, dono da Blizzard, disse que sempre agiu de acordo com as leis aplicáveis e está pronto para cooperar com as autoridades. A Blizzard tem sede em Mittersill, Salzburgo, e faz parte do grupo italiano Tecnica desde 2006. Já a Atomic faz parte do grupo finlandês Amer Sports, que por sua vez pertence à chinesa Anta Sports. A Fischer Ski, por outro lado, é uma empresa familiar totalmente austríaca, o que é importante para a identidade local.
Em relatórios de correio Observa-se que as empresas afetadas estão cooperando com os investigadores. Particularmente interessante: a Comissão da UE enfatizou que as buscas não significam automaticamente que as empresas são culpadas. Funcionários da autoridade nacional da concorrência acompanharam os investigadores da UE, o que sugere que o assunto está a ser abordado com bastante seriedade.
A importância econômica da indústria do esqui
Mas o que isto significa para a indústria do esqui na Áustria? Esta indústria representa uma parte significativa da economia. Mais de 50% dos esquis vendidos em todo o mundo vêm da Áustria. O setor desportivo gera mais de 24 mil milhões de euros em vendas anualmente e contribui com 6,8 por cento para o produto interno bruto. Isto mostra quão importante é esclarecer claramente tais preocupações antitrust, a fim de não pôr em perigo o sucesso da indústria.
Com a época dos desportos de inverno ao virar da esquina, resta saber quais as consequências que estes ataques terão para as empresas envolvidas. O foco do público estará nos desenvolvimentos que podem ser esperados nas próximas semanas. Como a indústria do esqui se recuperará desta situação? O certo é que a investigação é um tema que nos manterá ocupados por algum tempo.