Cidadãos se defendem: pop-up do McDonald's causa conflito em Döbling!
Um novo restaurante pop-up McDonald's em Viena-Döbling está causando protestos dos moradores por causa do barulho e do trânsito. Início da construção: 2025.

Cidadãos se defendem: pop-up do McDonald's causa conflito em Döbling!
Uma disputa está surgindo em Viena-Döbling: o McDonald's está planejando um restaurante temporário em 206 metros quadrados na Barawitzkagasse 36. As razões para este plano são claras. A filial existente do McDonald's na Heiligenstädter Straße 68 será demolida no próximo ano, o que significa que as operações serão temporariamente realocadas. Está a ser considerado um método de construção especial em forma de edifício contentor, cujo processo de aprovação já foi iniciado, mas os moradores estão tudo menos satisfeitos.
A iniciativa de cidadania formada contra o restaurante pop-up conta agora com mais de 170 membros. Um ponto central de crítica é a preocupação com o aumento do tráfego, do ruído, dos gases de escape e do lixo que podem surgir da operação na área residencial tranquila. Marlene S., uma moradora, manifesta preocupação com o barulho do trânsito à noite e com os problemas da “cena do road runner” que perturba o sono das pessoas à noite.
Engajamento cidadão contra o projeto
A resistência é óbvia: oito moradores já manifestaram a sua preocupação e também foram recolhidas cerca de 130 assinaturas sem muito esforço. Esta onda de manifestações mostra que muitas pessoas na região não estão preparadas para simplesmente aceitar as possíveis consequências negativas do projecto. A revisão realizada por especialistas visa esclarecer se o restaurante pop-up planejado causará incômodos inaceitáveis na forma de ruído, cheiro e poeira.
A aprovação do projecto só poderá ser concedida se for garantido que não existem factores de perturbação para os vizinhos. Isto também poderia exigir requisitos para reduzir o ruído e o desperdício. Em nota, o McDonald’s destaca que o local foi examinado cuidadosamente e o relatório não apontou nenhum dano aos moradores.
Um restaurante com restrições
O restaurante pop-up planejado funcionará em tamanho reduzido, sem área para hóspedes, mas funcionará como um McDrive com horário de funcionamento limitado. Após a construção da nova agência regular, o restaurante pop-up será desmontado e a área retornará ao seu estado original. Esta solução temporária tem as suas armadilhas, uma vez que os residentes acompanham de perto a evolução da situação.
Tendo em conta a situação tensa, o McDonald's anunciou que procurará discutir com os representantes distritais e os residentes afectados. Será necessária uma boa mão para levar a sério as preocupações dos moradores e possivelmente encontrar uma solução amigável, porque a resistência é perceptível e provavelmente continuará a crescer. As próximas semanas mostrarão se é possível chegar a um compromisso.