Árvore de Natal vienense do Tirol: tradição festiva ou problema ambiental?

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Viena receberá uma árvore de Natal de 28 metros de altura do Tirol em 2023. Iluminação festiva no dia 15 de novembro em frente à prefeitura.

Wien erhält 2023 einen 28 Meter hohen Christbaum aus Tirol. Festliche Illuminierung am 15. November vor dem Rathaus.
Viena receberá uma árvore de Natal de 28 metros de altura do Tirol em 2023. Iluminação festiva no dia 15 de novembro em frente à prefeitura.

Árvore de Natal vienense do Tirol: tradição festiva ou problema ambiental?

Viena já garantiu uma magnífica árvore para a magia do Natal em 2023! O abeto festivo vem de Hopfgarten em Brixental, Tirol e foi recentemente derrubado nos Alpes Kitzbühel. O transporte para Viena ocorreu na noite de segunda para terça-feira, e a instalação cerimonial na praça da Câmara Municipal ocorreu na manhã de terça-feira. Com 28 metros de altura e peso de 4,6 toneladas, a árvore fará as delícias dos visitantes do mercado de Natal.

A tradição de doação de árvores dos vários estados federais da Áustria existe desde 1959. Este ano, pela sétima vez, o Tirol contribui para a atmosfera festiva em Viena; a última doação de árvores desta região foi há oito anos, em 2015. Impressionantes 1.000 bolas e 2.000 luzes são usadas para decorar a árvore de Natal, o que a torna particularmente brilhante à noite. O Mercado de Natal de Viena abrirá suas portas no dia 14 de novembro, e a iluminação cerimonial da árvore acontecerá no dia 15 de novembro, sob a direção do prefeito Michael Ludwig e do governador do Tirol, Anton Mattle.

Árvore em frente à prefeitura e sustentabilidade

O abeto que decora a praça da Câmara Municipal recebeu muitos cuidados prévios para evitar possíveis danos durante o transporte. É importante que a árvore possa ser desdobrada após a mudança para deixar os vienenses e convidados no clima certo para a época do Natal. Além da árvore em frente à Câmara Municipal, desde 22 de outubro está em frente ao Palácio de Schönbrunn um abeto com 160 anos, o que também faz parte do clima festivo de Natal. Depois das férias, a cidade de Viena também pensou na natureza: a árvore em frente à Câmara Municipal serve para aquecimento urbano, e a árvore em frente a Schönbrunn serve de alimento e brinquedos para os animais do zoológico.

Apesar da alegria festiva com a montagem das árvores de Natal, há também vozes críticas que questionam a sustentabilidade do abate de árvores para fins decorativos. Alguns sugerem alternativas criativas ou a utilização de materiais reciclados para reduzir a pegada ambiental da época festiva. Este debate certamente continuará a ser discutido durante as próximas férias.

De olho nos próximos acontecimentos e na antecipação festiva, espera-se que a árvore ilumine os corações dos residentes vienenses e dos turistas. Na véspera do Natal, a cidade de Viena faz uma declaração clara sobre a tradição e, ao mesmo tempo, uma abordagem consciente da natureza.