Viena no caos do trânsito: enormes canteiros de obras paralisam a ÖBB e o metrô!
Importante canteiro de obras em Floridsdorf: De 28 de junho a 1º de setembro, não há trens entre Praterstern e Floridsdorf. Saiba mais!

Viena no caos do trânsito: enormes canteiros de obras paralisam a ÖBB e o metrô!
Os meses de verão em Viena não trazem apenas dias ensolarados, mas também uma série de canteiros de obras que afetam a rede de transporte público. De 28 de junho a 1º de setembro, a principal linha ferroviária expressa entre Praterstern e Floridsdorf será afetada. Não haverá trens nesta importante rota durante este período, o que significa uma mudança real para muitos passageiros e viajantes. A obra faz parte de um programa de renovação plurianual que está programado para ser concluído até dezembro de 2027. O objetivo aqui é aumentar a frequência dos trens e permitir intervalos mais curtos pela cidade, como relata Kurier.
Para minimizar os transtornos aos passageiros, será implementado um serviço de substituição. Ônibus diretos circulam entre Praterstern e Floridsdorf e vários desvios via Traisengasse e Handelskai também são oferecidos. Além disso, as restrições ao U4 devem ser observadas: a rota entre Schottenring e Friedensbrücke e entre Heiligenstadt e Friedensbrücke também está parcialmente fechada. A infra-estrutura do túnel com 120 anos está a ser renovada aqui, o que beneficiará os passageiros a longo prazo.
Obras regionais e novas linhas de bonde
Mas não para com esses fechamentos principais. Também estão em andamento trabalhos de trilhos no Kärntner Ring, Schubertring e Universitätsring, que afetarão algumas linhas de bonde, como D, 1, 2 e 71. As linhas são, portanto, encurtadas ou redirecionadas. Mas não entre em pânico! A Wiener Linien teve muitas ideias para levar os passageiros com segurança ao seu destino. As opções de transferência incluem a linha de bonde E4 e a linha D redirecionada de Nußdorf para Schottenring.
Outros trabalhos nas vias também estão sendo realizados em distritos como Schlachthausgasse, Rennweg e Jörgerstrasse. No outono, novas linhas de bonde 12 e 27 serão adicionadas para levar em conta o volume de tráfego. Particularmente emocionante: as obras de extensão da linha 18 até ao estádio começaram em Junho e irão melhorar ainda mais as ligações.
Mantenha os passageiros informados
A ÖBB também anunciou mudanças importantes: Haverá restrições na linha sul entre Mödling e Leobersdorf e entre Wiener Neustadt, que também entrarão em vigor de 28 de junho a 1º de setembro. Em alguns casos, também estão a ser criados aqui serviços ferroviários de substituição. Em particular, as conexões CJX de Wiener Neustadt serão redirecionadas, com paradas em Baden eliminadas entre 28 de junho e 8 de agosto.
Além disso, os viajantes têm de se preparar para a cessação completa do tráfego ferroviário entre Fischamend e Wolfsthal no primeiro fim de semana a partir do Aeroporto de Viena, onde também será criado um serviço ferroviário substituto. Haverá também restrições noutras rotas, como entre Mistelbach e Laa an der Thaya e entre Deutsch Wagram e Gänserndorf, uma vez que em alguns casos apenas é possível a operação em via única.
A Wiener Linien aconselha vivamente todos os passageiros a informarem-se sobre a situação atual antes de iniciarem a viagem, a fim de evitar surpresas desagradáveis. Principalmente nestes meses quentes de verão, quando muitos procuram relaxamento e lazer, é aconselhável estar preparado. Com um pouco de planejamento, esta obra também pode ser vista como uma oportunidade de aproveitar a nova e modernizada infraestrutura!