Viena escolhe as melhores barracas de salsichas: um festival para conhecedores!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Em 9 de setembro de 2025, as melhores barracas de salsichas vienenses foram homenageadas, enquanto a cultura foi declarada patrimônio da UNESCO.

Am 9. September 2025 wurden die besten Wiener Würstelstände ausgezeichnet, während die Kultur zum UNESCO-Kulturerbe ernannt wurde.
Em 9 de setembro de 2025, as melhores barracas de salsichas vienenses foram homenageadas, enquanto a cultura foi declarada patrimônio da UNESCO.

Viena escolhe as melhores barracas de salsichas: um festival para conhecedores!

Na terça-feira, 9 de setembro de 2025, foi aquela época novamente: as barracas de salsichas mais populares de Viena foram homenageadas na Haus Schottentor. Organizado por Guia de comida de rua Falstaff, o evento apresentou o resultado de uma extensa avaliação de 113 barracas de salsichas, 94 das quais localizadas em Viena.

A cultura das salsichas vienenses, que foi oficialmente reconhecida como património cultural da UNESCO em 2024, tem uma longa tradição. Originou-se no século XVIII, quando os primeiros 'Bratlbraters' começaram a vender salsichas quentes. Estes stands não são apenas restaurantes, mas também locais de encontro social que moldam a paisagem urbana de Viena. Os operadores, muitas vezes pequenas empresas familiares, contribuem para a emblemática desta cultura, que se caracteriza por um ambiente informal e um vocabulário específico, como o UNESCO determina.

Pico duplo e preços especiais

O “Wiener Würstelstand” em Pfeilgasse lidera o ranking, seguido por “Bitzinger na Albertina”. Ambos receberam excelentes 96 pontos. Também foram concedidos prêmios especiais pelo comprometimento e serviços especiais na indústria:

  • Lebenswerk: Vera Tondl, Würstelstand Leo, 9. Bezirk
  • Botschafter des Jahres: René Kachlir, Zum scharfen René, 1. Bezirk
  • Pop-Up Würstelstand des Jahres: Extra Würstlstand, Donaustadt
  • Bestes Weinangebot: Alles Wurscht, 1. Bezirk

Além disso, os vencedores distritais receberam prémios e também aqui a gama de qualidade foi impressionante. Os melhores estandes de cada distrito receberam reconhecimento por suas conquistas especiais:

distrito Barraca de salsicha Pontos
1º distrito Bitzinger e Albertina 96
2º distrito Período imperial 93
3º distrito Würstelmausi 91
4º distrito Barraca de salsichas na Südtiroler Platz 90
5º distrito Caixa de salsicha 91
6º distrito Para a salsicha vienense 93
7º distrito despensa 93
8º distrito Barraca de salsicha vienense na Pfeilgasse 96
9º distrito Barraca de salsicha vienense Spittelau 93
10º distrito Caixa de salsicha 91
11º distrito Ufá 93
12º Distrito Ponto de verificação 10/12 89
13º distrito Buffet de Salsichas no Seidl 89
14º distrito A barraca de salsicha 49er 91
15º distrito Barraca de salsichas Christian Lange 94
16º distrito 16 barraca de salsicha vienense antiga original 89
17º distrito Suporte de salsicha Hernals 89
18º distrito Para a Bósnia e Herzegovina 92
19º distrito Barraca de salsicha Leo vienense 93
20º distrito canto quente 93
21º distrito Canto do Lobo 90
22º distrito Praia de salsicha extra na Ilha do Danúbio 92
23º distrito Suporte de salsicha Maurer 92

Um olhar para o futuro

A cultura das salsichas vienenses não pára. O Vienna Würstelstand Rally, organizado por Falstaff, acontecerá no dia 17 de setembro. Este evento promete não só destaques culinários, mas também uma plataforma para promover ainda mais o intercâmbio e a sensibilização para estes tesouros culturais.

As barracas de salsichas, que representam o coração de Viena com a sua longa tradição e atmosfera única, continuarão a prosperar com o entusiasmo e o humor dos vienenses. O Kulturgut Würstelstand continua a ser um companheiro constante da cidade, cuja importância e diversidade também deverão ser preservadas no futuro. Como o ORF sublinha, esta não é apenas uma celebração da comida, mas também da comunidade e da identidade vienense.