Plano de proteção térmica da Caríntia: as árvores lutam contra as alterações climáticas!
Caríntia apresenta plano de proteção térmica: Projetos em St. Veit promovem a adaptação climática com árvores, arquitetura sustentável e biodiversidade.

Plano de proteção térmica da Caríntia: as árvores lutam contra as alterações climáticas!
As alterações climáticas também são visíveis na Caríntia, e é por isso que a região lançou agora um plano de protecção térmica, a fim de poder responder melhor aos desafios crescentes. Isto foi apresentado num evento no distrito de St. Veit, onde foram apresentados dois projetos de adaptação climática. O foco está no uso sustentável da natureza e dos recursos.
Um exemplo particularmente bem sucedido é a escola profissional em St. Veit, que começou a plantar 15 pereiras ornamentais há dois anos. Essas árvores não são apenas bonitas de se ver, mas também fornecem sombra e ar mais fresco por meio da evaporação da água. O recém-projetado pátio interno da escola foi plantado com árvores e outras plantas para criar um clima agradável e melhorar significativamente a qualidade da estadia. Este projeto exemplar é apoiado pela renovação da escola, durante a qual foram instalados um sistema fotovoltaico e piso radiante com redes de refrigeração. Isto significa que a energia que você gera pode ser usada diretamente para resfriamento sustentável.
Desenvolvimentos sustentáveis em Althofen
Enquanto isso, um novo estacionamento com 30 vagas está sendo construído em Althofen, que foi projetado de acordo com o inovador princípio da cidade esponja. Foi tomado cuidado para garantir que as superfícies não sejam impermeabilizadas e que dez árvores dêem uma contribuição importante para a mitigação climática. Cerca de 3.000 plantas nos aterros garantem que o ambiente também beneficia desta medida sensata.
O princípio da cidade esponja provou ser extremamente eficaz. Permite que as raízes cresçam sob superfícies pavimentadas, fornecendo às árvores os recursos necessários como ar, água e nutrientes. As alterações climáticas estão a ter um impacto particularmente forte na Caríntia e não apenas nas zonas alpinas. As previsões apontam para o aumento das temperaturas, alterações nas precipitações e fenómenos meteorológicos extremos mais frequentes, que poderão afectar tudo, desde a agricultura ao turismo e à saúde.
Iniciativas políticas e pesquisa
Para enfrentar estes desafios, a Estratégia Alemã de Adaptação às Mudanças Climáticas foi lançada a nível federal. Fornece um quadro político que permite que diferentes sectores se adaptem entre sectores. Estas medidas são necessárias para fazer face aos efeitos das alterações climáticas e para preparar as zonas urbanas para os desafios futuros. Nos relatórios intercalares publicados regularmente, são analisados os desenvolvimentos dos últimos anos, a fim de dar aos municípios margem de acção sobre como o desenvolvimento urbano pode ser mais amigo do clima.( Agência Federal do Meio Ambiente )
No contexto destas iniciativas, é evidente que é urgentemente necessária uma ligação estreita entre as infra-estruturas verdes e os conceitos modernos de planeamento urbano. As cidades devem não só responder aos actuais desafios climáticos, mas também antecipar em tempo útil futuras escassezes de recursos. A chave para oferecer não só às gerações actuais, mas também às futuras, um ambiente em que valha a pena viver reside na análise crítica dos impactos climáticos e das contramedidas que já foram implementadas.( Meu Distrito )